A importância do exemplo para a alimentação das crianças
Agora que estamos mais em casa, cresce a importância da família para ensinar melhores hábitos alimentares para as crianças.
E uma maneira simples de ensinar é dando o exemplo. As crianças aprendem por imitação. Em todas as áreas, na verdade. Não seria diferente com a alimentação!
Desde os alimentos comprados no supermercado até os oferecidos à mesa. As crianças se inspiram nos pais, irmãos mais velhos, amigos. Se você não come frutas e vegetais, não tem como esperar que seu filho vá comer (salvo raras exceções).
Famílias com hábitos alimentares ruins irão influenciar, negativamente, na alimentação infantil, por isso, os pais devem ser exemplos para seus filhos de forma positiva, participando mais das refeições diárias juntamente com eles, dedicando maior tempo à preparação dos alimentos e evitando a substituição dos alimentos naturais, com maior teor nutritivo, por alimentos prontos, industrializados.
Em casa, é importante definir o horário das refeições e garantir que os filhos comam bem nas três principais refeições do dia — café da manhã, almoço e jantar. Para isso, é primordial que estejam ao lado das crianças, fazendo as refeições juntos e à mesa, tantas vezes quantas forem possíveis, e buscando evitar distrações como TV, smartphones ou tablets.
Faça com que o ambiente seja alegre, convidativo, aconchegante e tranquilo, pois este é também um bom momento para investir no relacionamento familiar e aproveitar a proximidade para conversar com seus filhos, reforçar os aprendizados do dia, contar histórias e se divertirem juntos também!
Não se esqueça: o momento de comer será também o momento de assimilar as emoções e experiências do dia e da hora em que as refeições são feitas! Por isso, tornar a vivência da alimentação nutritiva em todos os sentidos será a base para uma boa saúde — física, mental, afetiva, familiar e socioemocional.
Incentive o seu filho a experimentar. Isso é extremamente importante! Nem sempre na primeira tentativa ele vai gostar. Espere uns dias e ofereça novamente. Seja persistente. Convide ele para ajudar no preparo do alimento que deseja que seja experimentado isso costuma dar bem certo, pois as crianças querem provar o que fizeram.
Parabenize-o cada vez que experimentar novos alimentos, independente da aceitação. Mas nunca force ou obrigue a criança a comer! A influência dos pais pode ser positiva ou negativa. Quanto antes você estimular os alimentos saudáveis na rotina de seu filho, mais fácil será criar o novo hábito.
A relação com a comida diz muito como vai ser o futuro da criança, tanto em relação ao seu peso, como seu comportamento diante dos alimentos.
Atitudes e crenças relacionadas ao alimento tendem a ser passadas de pais para filhos. Por isso, a importância do exemplo para as crianças.
Um abraço,
Milena Marimon, Nutricionista da Baby House (CRN26410).