Dezembro 9, 2018

Histórico da Baby House

Histórico da Baby House

A Baby House foi fundada em 21 de maio de 1981

por duas professoras, Cláudia Geralda Prado Oliboni e Maristela Fátima Koppe. Desde sua fundação, marcou-se como uma instituição de referência no atendimento infantil, caracterizada pela inovação constante.

Localizava-se inicialmente na rua Carlos von Koseritz, 564 e em julho de 1992 contava com duas sedes, a matriz, na Av. D. Pedro II, 850, e uma filial, localizada na rua Carlos von Koseritz, 614, todas no bairro Higienópolis. A seguir passou a atender apenas na sede da Av. D. Pedro II.

Em junho de 1995 – nesta ocasião atendendo cerca de 40 crianças – passou para o controle da atual proprietária, Deonila Marcante Guerra, ex-professora e ex-diretora de escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul e também arquiteta por formação.

Impulsionada por um ideal de vida, a nova diretora buscou uma nova sede para a Baby House, adquirindo o prédio atual, na Av. Nilo Peçanha, 1353. Projetou, investiu e trabalhou incansavelmente para ali construir um espaço físico privilegiado, totalmente voltado à educação das crianças de zero a seis anos de idade e que realizasse a proposta pedagógica da Baby House, centrada na brincadeira, na experimentação e na alegria mas compromissada com o desenvolvimento completo das crianças. A Baby House se mudou para ali em dezembro de 1998, atingindo ao longo do tempo o número de 150 crianças para o qual foi projetada.

Em março de 2004, por limitações de saúde de Deonila para o trabalho, assumiu a direção seu filho, Carlos Gustavo Marcante Guerra, Mestre em Educação e Doutor em Ergonomia Cognitiva, então professor universitário com trabalho voltado à formação de professores.

Como diretor, Gustavo deu sequência às inovações da Baby House em todos os aspectos, reforçando sua posição efetivamente como Escola de Educação Infantil (e não mais creche), contando com professoras graduadas em Pedagogia em todas as turmas desde 2007, aprimorando e modernizando as condições de trabalho, estabelecendo um plano de formação para a equipe, criando um suporte administrativo para a sustentação da instituição, melhorando ainda mais o espaço físico e investindo em comunicação para atrair famílias com afinidade à proposta da Escola.

Principalmente com a incorporação à equipe da Coordenadora Pedagógica Gardia Maria Santos de Vargas, desde 2006, a Escola reafirmou seu compromisso por oferecer uma educação criativa, cooperativa, ética e contemporânea, que torne as crianças capazes de lidar com os desafios da vida e recriar o mundo.

Hoje, a Baby House, além das instalações privilegiadas e de uma equipe completa de profissionais, se caracteriza por sua pedagogia diferenciada, inspirada na Pedagogia Freinet, que desde 2014 é identificada como Educar com a Vida.