Diálogo com famílias: estratégias de aproximação em tempos de isolamento
Olá famílias!
Como vocês devem estar acompanhando, a cada semana estamos trazendo novidades para melhorar nossa comunicação e seguirmos próximos, mesmo com o desafio de uma distância física entre nós. São novos desafios para todos!
Algumas destas iniciativas estão associadas ao uso das ferramentas contemporâneas de informação e comunicação, a favor da proximidade e do vínculo – dois elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil e para a parceria entre a Baby House e as famílias, ainda que estejamos privados da presença e do contato físico.
Uma delas é justamente este site, o Baby in House, composto dos blogs de cada uma das turmas, onde estamos disponibilizando materiais personalizados e pensados especialmente para cada turma. Estes materiais possibilitam às crianças uma memória afetiva da Baby House e do ambiente de desenvolvimento e aprendizado associado.
Outro recurso foram os encontros on-line das crianças e suas professoras. Foram feitos em todas as turmas e agora estão sendo mantidas nas turmas dos Jardins.
A experiência iniciada na semana passa foram os mesmos encontros on-line mas agora realizados entre as famílias e a equipe de coordenação da Baby House. Já tivemos uma experiência muito rica com os Maternais e agora terá início também com o Berçário e Minis.
E esta semana vamos iniciar ainda mais uma iniciativa: receber das famílias pequenos vídeos das crianças em casa que serão publicados para as turmas no mesmo nível. Para isso, vamos usar um site que é acessível por link, não é oferecido para pessoas de fora da Baby House.
Sabemos que estas não são formas ideais, especialmente na Educação Infantil, já que sempre procuramos trabalhar com presença e afeto na Baby House, mas são formas de manter as crianças e famílias próximas à escola, aos educadores e aos amigos. Assim, elas têm um espaço concreto, que se mantém subjetivamente dentro delas, e que possibilita a segurança de ter para onde voltar e de poder confiar nesse lugar. A Baby House não pode simplesmente "sumir" para elas – este vínculo é um apoio importante para cruzar este momento e preparar seu retorno! E também é um elemento fundamental em seu processo de desenvolvimento.
Os encontros on-line estão sendo feitos usando a ferramenta Zoom. Nos encontros das crianças, elas se mostraram fascinadas por poder mostrar um pouco de sua casa, de seus objetos e das atividades realizadas lá, demonstrando muita felicidade em compartilhar com as educadoras e os amigos. Elas realmente demonstraram a saudade que estão! Nós também estamos com muitas saudades!!!
Nas turmas de Jardim foi lindo de ver também a própria turma se auto organizando em quem falaria primeiro, sugerindo, inclusive, que cada um levantasse a mão para que todos pudessem falar. Sabemos que todos estão saudosos e que em alguns momentos realmente será necessário organização para falarem e serem ouvidos, assim como em outros momentos eles terão que lidar com a frustração de nem todos poderem falar no momento desejado. Contudo, isso demonstra tanto o protagonismo da criança (com as limitações de uma tela), como também a possibilidade que o uso dessas ferramentas nesse contexto podem nos trazer. Longe de substituir ou transpor as vivências da turma para essas ferramentas, mas percebemos que mesmo com suas limitações, elas podem auxiliar no contato nesse contexto. Isso ocorreu também porque as crianças tem muito vivo o que vivenciam na Baby House.
Outra experiência destes encontros foi ouvir das profes a contação de histórias – as quais as crianças adoram, pois alimentam suas fantasias e seu faz-de-conta. Por isso os blogs das turmas seguem constantemente recebendo publicações de histórias contadas para elas, tanto pelas suas professoras quanto por professoras de outras turmas que também são conhecidas por elas e remetem ao espaço afetivo da Baby House.
Já nos encontros on-line entre as famílias e a equipe de coordenação da Baby House, mães e pais estão contando como estão em casa com as crianças, compartilhando experiências e trazendo sugestões sobre o que manter e o que melhorar em relação a estes novos formatos – uma parceria fundamental para que possamos nos apoiar. Pais e mães da Baby House, todos estão convidados a participar, da forma que for possível – é uma grande alegria para nós este contato!
A forma mais nova, então, de proporcionar às crianças – e também aos adultos – uma aproximação emocional, é a criação de murais (vitrines) de cada nível, utilizando o site de compartilhamento privado Vimeo. Nele estamos começando a publicar os vídeos que as famílias começaram a enviar (inicalmente por WhatsApp) e também respostas da professora da turma. Será possível, assim, assistir aos vídeos e amenizar um pouquinho da saudade! Em breve o link de acesso será enviado às famílias.
Através destas iniciativas, seguimos oferecendo vivências significativas para as crianças e famílias, mantendo, neste momento de tantas incertezas, referenciais de apoio, para que percebam que não perderam sua escola e nem os seus amigos.
Procuramos, assim, estar contribuindo com vocês neste período e estreitando mais ainda nossos laços. E que em breve possamos de novo estar juntos presencialmente!
Um grande abraço,
Equipe da Baby House.